O que aconteceu com as disputas eleitorais em São Paulo, Rio, BH, Fortaleza e Recife após o início da propaganda na TV, segundo a Quaest

  • 12/09/2024
Veja os percentuais na pesquisa geral e entre os eleitores que se informam sobre política pela televisão. A Quaest divulgou na quarta-feira (11) sua primeira rodada de pesquisas sobre as eleições 2024 em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife após o início da campanha eleitoral, em 30 de agosto. “As campanhas de TV e rádio continuam tendo papel decisivo nas eleições. Até aqui, foram capazes de mudar o cenário inicial onde foram bem utilizadas”, diz Felipe Nunes, diretor da Quaest. Veja, abaixo, qual o tempo de TV dos candidatos e qual a intenção de voto na pesquisa geral e entre os eleitores que se informam sobre política por meio da televisão. Atenção: nesse segmento, a margem de erro é maior do que na pesquisa geral. Veja os números das pesquisas Quaest no Recife, no Rio de Janeiro e em Fortaleza São Paulo Em São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que tem o maior tempo de TV (65% do total, ou 6 minutos e 30 segundos) oscilou positivamente (dentro da margem de erro de 3 pontos) na pesquisa geral, de 19% para 24%. Isso o mantém em empate técnico na liderança com Pablo Marçal (PRTB), que oscilou de 19% para 23%, e Guilherme Boulos (PSOL), que foi de 22% para 21%. Entre os eleitores que se informam sobre política pela TV, Nunes oscilou positivamente, de 24% para 34% (a margem de erro nesse segmento é de 5 pontos). Ele saiu de um empate técnico com outros 2 candidatos e passou a liderar nesse segmento. Boulos, que tem 24% do tempo de TV (2 minutos e 22 segundos), também oscilou positivamente entre os que se informam pela TV, de 18% para 22%. Marçal, que não tem tempo de TV, oscilou para baixo nesse segmento, de 12% para 8%. Por outro lado, cresceu 13 pontos entre os eleitores que se informam pelas redes sociais - segmento no qual lidera agora com 46% dos votos. Na pesquisa geral, oscilou positivamente de 19% para 23%. Renata Lo Prete e Julia Duailibi comentam os números da pesquisa Quaest para a prefeitura de São Paulo Rio de Janeiro No Rio de Janeiro, quem tem o maior tempo de TV são Alexandre Ramagem (PL), com 35% do total (3 minutos e 28 segundos), quase o mesmo percentual de Eduardo Paes (34%, ou 3 minutos e 26 segundos). Entre 28 de agosto (antes do início da campanha na TV) e 11 de setembro, o candidato do PL oscilou para cima, de 9% para 13% na pesquisa geral (a margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos). Com isso, se descolou de Tarcísio Motta (PSOL), que tem 5% do tempo de TV, e passou a ser o 2º colocado na pesquisa geral. Entre os eleitores que se informam pela TV, Ramagem, o candidato do PL oscilou para cima, de 4% para 8%, enquanto Motta passou de 4% para 3%. No mesmo período, Paes (segundo maior tempo de TV), oscilou positivamente na pesquisa geral, de 60% para 64% e, entre os que se informam pela TV, de 67% para 72% (dentro da margem, que é de 4 pontos no segmento). Belo Horizonte Em Belo Horizonte, Bruno Engler (PL) tem 27% do tempo de TV (2 minutos e 43 segundos), quase o mesmo percentual de Fuad Noman (PSB), que tem 26% (2 minutos e 34 segundos). Mauro Tramonte (Republicanos) tem 8% do tempo de TV (50 segundos), Carlos Viana (Podemos) tem 5% (27 segundos) e Duda Salabert (PDT), 4% (26 segundos) Após o início da campanha na TV, Noman cresceu 11 pontos na pesquisa geral (acima da margem de erro, de 3 pontos), para 20% das intenções de voto. Engler oscilou positivamente, de 12% para 16%, e Tramonte, que segue na liderança, passou de 30% para 27%. Entre os eleitores que se informam pela TV, Noman cresceu (acima da margem, que é de 5 no segmento), de 12% para 28%, e passou a empatar com Tramonte, que caiu de 47% para 34%. Engler oscilou positivamente de 4% para 7%. Fortaleza Em Fortaleza, Evandro Leitão (PT) tem metade do tempo de TV (5 minutos e 1 segundo); André Fernandes (PL), 20% (1 minuto e 58 segundos); Capitão Wagner (União Brasil), 12%, (1 minuto e 14 segundos); José Sarto (PDT), 10% (1 minuto e 1 segundo); Técio Nunes (PSOL), 4% (25 segundos); e George Lima (Solidariedade), 3% (17 segundos). Em 22 de agosto, antes do início da propaganda na TV, Wagner liderava com 31% das intenções de voto, seguido de Sarto, com 22%, e Evandro e André, com 14% cada um. A pesquisa desta quarta (11) mostrou que Wagner caiu para 24% das intenções de voto e passou a empatar tecnicamente com Evandro e André, que subiram para 21%, e com Sarto, que oscilou para baixo (dentro da margem, de 3 pontos) para 18%. Entre os eleitores que se informam pela TV, Evandro (PT) subiu 15 pontos, para 30% (margem de erro é de 5 pontos percentuais no segmento); Wagner (União), que tem pouco mais de 1/5 do tempo de TV do petista, oscilou negativamente 9 pontos, de 34% para 25%. Fernandes (PL), que tem quase o dobro do tempo de TV de Wagner, oscilou para cima, dentro da margem, de 8% para 12%. Sarto (PDT) passou de 23% para 17%. d Recife Em Recife, João Campos (PSB), que tem 76% das intenções de voto, detém quase metade do tempo de TV, 48% (4 minutos e 45 segundos). Daniel Coelho (PSD) tem 27% (2 minutos e 39 segundos), Gilson Machado, 21% (2 minutos e 5 segundos), e Daniel Portela (PSOl), 5% (30 segundos). Desde o início da campanha, Campos oscilou para baixo (tinha 80%). Coelho foi de 5% para 6%, Machado manteve os 6%, e Portela, de 1% para 2%. Entre os eleitores que se informam pela TV, Campos oscilou para baixo, de 85% para 81% (dentro da margem de erro, de 5 pontos) e Coelho, que tem o 2º maior tempo de TV, oscilou positivamente de 4% para 6%. Os demais não atingiram 5% no segmento. Metodologias São Paulo - A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo SP-09089/2024. O levantamento ouviu 1.200 pessoas entre 8 e 10 de setembro. O nível de confiança é de 95%. Rio de Janeiro - A pesquisa entrevistou presencialmente 1.140 eleitores de 16 anos ou mais no Rio, entre 8 e 10 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral e protocolada com o número: RJ-05862/2024. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos. Belo Horizonte - A pesquisa, contratada pela TV Globo, ouviu 1.002 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 8 a 10 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado junto ao TSE sob o número MG-08280/2024. Fortaleza - A pesquisa Quaest foi encomendada pela TV Verdes Mares. Para esta pesquisa, o instituto ouviu 900 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 8 e 10 de setembro. O nível de confiança é de 95%, o que significa que se forem realizadas 100 pesquisas nas mesmas condições, 95 delas trarão o mesmo resultado considerando a margem de erro. Recife - A pesquisa Quaest ouviu 900 eleitores na capital pernambucana, entre os dias 8 e 10 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PE-06977/2024.

FONTE: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2024/pesquisa-eleitoral/noticia/2024/09/12/o-que-aconteceu-com-as-disputas-eleitorais-em-sao-paulo-rio-bh-fortaleza-e-recife-apos-o-inicio-da-propaganda-na-tv-segundo-a-quaest.ghtml


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